Missão
Ajudar é a finalidade da Companhia de Jesus, tal qual é expresso na Fórmula do Instituto: “O fim da Companhia não é somente ocupar-se, com a graça divina, da perfeição e salvação das almas próprias, mas, com esta mesma graça, esforçar-se por ajudar a salvação e perfeição das do próximo.” Ajudar é a razão de ser da Companhia. A Congregação Geral XXXIV, diz que “a vocação de ajudar (oferecer ajuda) está sempre intrinsicamente ligada a receber ajuda”. Os jesuítas não são somente “homens para os outros”, são também “homens com os outros”. A reciprocidade (ajudar – receber ajuda) exige “estarmos dispostos a cooperar, escutar e aprender a partilhar nossa herança espiritual e apostólica. “Ser ‘homens para os outros’ é um aspecto central de nosso carisma e aprofunda nossa identidade” (d.13, n.4).
A principal atividade na realização da missão no Pateo do Collegio, incluído o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, em Embu das Artes, é a memória, a pesquisa histórica e a divulgação, através dos dois Museus e da nossa biblioteca especializada, da história das cidades de São Paulo e Embu das Artes, na origem das quais estão os jesuítas, assim como da história da Companhia de Jesus no Brasil. Sem memória não há possibilidade de um presente fecundo e de um futuro atraente e luminoso. Ao olhar para o passado, nós compreendemos, entre outros, que não foram as estruturas a causa do dinamismo da Companhia de Jesus, mas a coerência a um projeto apostólico muito bem discernido e definido que levava em consideração as circunstâncias de tempo, lugar e cultura.
O Pateo do Collegio promove a democratização da cultura através de ciclos de debates, cursos e concertos de música clássica. O diálogo com a Cultura é um dos grandes desafios do tempo presente. A nossa posição, no Coração de São Paulo, nos impele a aprofundar este aspecto tão importante de nossa missão. Desde as suas origens, a Companhia de Jesus sempre esteve inserida na cultura dos povos a que foi enviada sem, contudo, perder a visão universal.
Através da celebração da Eucaristia, cursos, noites de espiritualidade, grupos de espiritualidade inaciana, o Pateo do Collegio promove não somente a celebração do mistério de Deus, como também a reflexão e o consequente aprofundamento da fé cristã.