Encontros Temáticos
O Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (MASJ) dedica-se à pesquisa e difusão de seu acervo por meio de cursos, publicações e projetos culturais. Com esse objetivo, o setor educativo do MASJ criou, em 2015, a série Encontros Temáticos que visa a divulgar aos mais diversos públicos a riqueza, importância e singularidade existentes em nossas coleções.
A série foi pensada inicialmente enquanto um projeto voltado para a formação de professores e, nesse sentido, pretendíamos mostrar aos docentes as potencialidades de se trabalhar o acervo do MASJ, com seus alunos, em sala de aula. Aos poucos, devido a procura de outros públicos, o projeto foi ampliado. Atualmente todos aqueles que se interessam podem participar!
A proposta dos encontros consiste em, sempre a partir de um objeto ou tema, oferecer aos participantes subsídios para que possam aprofundar seus conhecimentos e estabelecer novos olhares e relações com o acervo. Assim, para cada encontro desenvolvemos um pequeno texto complementar ao que foi explorado no curso, no sentido de oferecer ao participante um material que sintetize e recorde, de maneira didática, o conteúdo abordado.
Em 2017 o projeto Encontros Temáticos deu um passo adiante: a publicação de textos em forma de uma pequena série de livros, que versam sobre os eixos de patrimônio, mobiliário e música. É com grande prazer que apresentamos os primeiros livros da série: A música nos aldeamentos jesuíticos, Embu e o Patrimônio: teorias de restauro, práticas de preservação e Cotidiano e Mobiliário no aldeamento de Mboy (acesse o material clicando aqui).
Esperamos que, com o auxílio deste material, o leitor possa conhecer um pouco mais sobre a história da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e da Companhia de Jesus, assim como o acervo do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas!
Para participar dos Encontros Temáticos, basta acompanhar a programação do museu! Nestes encontros, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto o acervo, dialogar, trocar conhecimentos e informações com os educadores do MASJ e os demais participantes.